sexta-feira, 21 de março de 2008

[0] Pré-viagem viajante


Apesar de já ter viajado muito, a cada nova viagem pareço um principiante com relação aos sentimentos. A busca por informações, a formatação do roteiro, a elaboração do orçamento, a expectativa, são de um prazer comparável ao da própria viagem em si.

Minha primeira viagem de férias foi em 1999 (caraca! no século passado). Foi com o dinheiro das minhas primeiras férias do primeiro trabalho conseguido após a Universidade. Na ocasião contratei um pacote para Porto Seguro: uma semana com hospedagem em um hotel médio, direito a alguns passeios no primeiro dia, e transporte de avião (a primeira vez que viajei de avião na vida – ainda bem que tinha uma cervejinha para dar uma relaxada).

Pois foi a minha primeira e última viagem nesse formato “pacote”. A sensação de ficar preso àquela companhia, de ficar preso àquele grupo, não foram legais. Em todas as demais viagens foi eu que corri atrás de tudo, o que me possibilita afirmar sem pestanejar: é muito mais vantajoso fazer isso. Flexibilidade: uma vez que não há necessidade de ficar reservando tudo e pode-se mudar o roteiro a qualquer momento a medida que se adquire novas informações, novas dicas; economia: já que é possível conhecer mais gastando-se menos, sem pagar preços inflacionados, com taxas de administração embutidos; além do fato de que sempre se conhece gente nova, especialmente em albergues da juventude, podendo haver um maior intercâmbio de culturas. Enfim, independência. Todas as minhas viagens posteriores foram assim: 1 ano nos EUA, 110 dias na Europa, Peru(Machupichu), Bolívia, Buenos Aires na Argentina, Uruguai e também as nacionais: Manaus, Salvador, Chapada Diamantina, Maceió, Foz do Iguaçú...

Há quem nomeie os dois diferentes perfis de turista e viajante. Acho que fazer turismo é chateante, bom mesmo é viajar.

Mas voltemos a falar do meu próximo destino. Já estou no meu quinto formato de roteiro para os 21 dias que pretendo passar no Chile. Por mais que se planeje sempre fica aquela sensação de que poderia ter adicionado aquela cidade, que poderia ficar mais tempo naquela outra, que poderia dar uma esticadinha até aqueloutra... Mas roteiros são tão mutáveis quanto nosso humor.

Prevejo que a viagem terá as seguintes fases:
  1. Chegada à Santiago
  2. Da pequena cidade Pucon (cerca de 700 km ao sul de Santiago): a estonteante subida de um dia até o ativo vulcão Vilarrica.
  3. Da pequena Puerto Varas: um relaxante passeio ao redor do Lago de Todos los Santos com o vulcão Osorno ao fundo
  4. Da cidade Puerto Montt: a deslumbrante viagem de navio ao longo de 4 dias em meio a glaciares descendo sentido sul até a cidade de Puerto Natales.
  5. De Puerto Natales: a exploratória caminhada de 5 dias pelo parque Torres del Paine na Patagônia chilena, um dos lugares mais bonitos da Terra (foto no cabeçalho do blog).
  6. Da cidade El Calafate: uma emocionante visita ao glaciar Perito Moreno, na Patagônia argentina
  7. Do povoado de El Chaten, também na Patagônia argentina, uma visita à colina Fitz Roy com lagos ao seu redor
  8. Partida de Buenos Aires

(No mapa, a viagem compreende a parte vermelha até embaixo na azul clara: começa na parte vermelha - Santiago, passa por toda a parte azul escura - Pucon, Puerto Varas e Puerto Montt, atravessa de navio toda a parte verde até chegar ao meio da azul clara - Puerto Natales, Torres del Paine, El Calafate, El Chaten.)

Não postarei aqui imagens. Se tiver curiosidade em ver alguns dos lugares que forem citados, digite o nome no endereço http://www.google.com/imghp?hl=pt-BR que encontrará muitas e belíssimas fotos. Acho que o próximo texto, possivelmente sobre Santiago, consigo postar lá pra terça-feira, dia 25. Vamos em frente, que atrás vem gente.

6 comentários:

Tales Custódio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
_ _ disse...

Muito bom o roteiro Padilha! Visitarei com frequencia para ver como está sendo a viagem. Boas férias!!! :)

Juninho disse...

Cristian, belo programa de viagem. Mande notícias quanto antes......

Valentim disse...

Não perca a oportunidade de comer um filé de cervo, degustando um bom vinho chileno.
Boa viaje!

Veridiani disse...

Oi Cris,

Desejo a vc uma viagem de muitas descobertas e aventuras.

Se possível, coloque uma ou outra foto que achar mais interessante.
Seu blog já está D+... continue a escrever, vc ainda vai publicar um livro de tudo isso!

Um grande abraço,

Veri.

Anônimo disse...

Uau, que delícia! 21 dias no Chile. Vou atualizar as leituras de baixo para cima para acompanhar a viagem.

Abraços,