quinta-feira, 3 de abril de 2008

[4] Puerto Montt a Puerto Natales de navio

ALERTA.: NAO ACABEI ESSE TEXTO AINDA... DEVE ESTAR CHEIO DE ERRO DE PORTUGUES

Fantástico, incrível, espetacular foi a viagem de navio pela Navimag de Puerto Montt a Puerto Natales. Todavia, curiosamente, a viagem nao merece tantos adjetivos pelas paisagens que apresenta, mas sim pelas curiosas pessoas que conheci e com as quais pude trocar experiências.

Paul, o irlandes que vem viajando a 6 meses pela América do Sul, John, outro irlandes que estava numa viagem mais curta e que atualmente mora nos EUA e Vincent, o suiço maluco que vive na parte em que se fala frances na Suíça foram só os primeiros, já que estavamos todos na mesma cabine do navio, que tinha quatro camas (formato de duas beliches).

Depois vieram Sally e Jonh Paul, um casal da Inglaterra. E ainda Brian e sua esposa, um casal super-simpático da Nova Zelandia com aproximadamente 60 anos.

Conheci também o gente boa canadense Carl e sua jovial namorada peruana Fiorella.

Sem falar na alema Zapi que sabia portugues, e na canadense Jane que também estava numa longuíssima viagem.

Ah, quase esqueço das duas dianamarquesas que em meio a uma festa nao pude guardar o nome e os funcionarios do navio Cristian, Fernando.

Infelizmente amanha já saio para fazer o Torres del Paine (4 dias possivelmente), assim mal estou tendo tempo de escrever esse texto pois cheguei a duas horas em Puerto Natales de navio e tenho que alugar barracas, botas, calças anti-térmicas, fogareiro, saco de dormir... comprar comida.

Enfim, como disse acho que nunca conheci tanta gente nova, de tantos lugares diferentes em tao pouco tempo.

Um grupo de 8 sempre fazíamos as refeiçoes juntos: café-da-manha, almoco e jantar. E ao longo do dia sempre estavamos esbarrando uns nos outros. Também bebiamos juntos e conversávamos a noite.

Sobre a paisagem, a melhor parte foi ver o Glaciar Pio XI a poucos metros, com seus 9 metros de altura de gelo no canal. Mas em meio a neblinas vimos muita vegetaçao com um verde desbotado, muitas aves, e leos marinhos pulando na água ocasionalmente. Passamos por muitos fiordes que são enseadas compridas e profundas, de águas salgadas, que se estendem por muitos quilômetros pelo interior do continente. Os mais famosos estão na Noruega, se bem que existam em diversas outras partes do mundo. Se formam devido a ação de imensas placas de gelo chamadas geleiras, que se movimentam em direção ao mar, como se fossem grandes rios gelados.

Socialmente a melhor parte foi a festa na quarta-feira a noite véspera da nossa chegada a Puerto natales. Uma festa que comecou com bingo e foi noite adentro com luzes de discoteca e bebida. Peço licença para deixar a modéstia de lado para dizer que eu com minha camiseta da seleçao brasileira amarela fiz o maior sucesso... talvez qualquer outro brasileiro com tal camiseta também faria. Só tinha eu de basileiro no navio, a grande maioria era de europeus.

A parte mais terrível da viagem foi no segundo dia quando entramos em mar aberto, onde ficaríamos por 12 horas. O navio pulava em meio a ondas de 4 metros, 70% das pessoas passaram muito mal. Foi muito engraçado encontrar os amigos no banheiro vomitando lado-a-lado. Eu achei que tudo que tinha dentro de mim iria sair, e que levaria uma semana para me recuperar daquilo, até porque tomei vinho e nao pude tomar um comprimido para aliviar o mal estar. Só pude faze-lo as 11.00 da noite, mas depois disso dormi bem.

Aparentemente receberei algumas dessas pessoas que conheci no Rio. Aparentemente, porque nunca se sabe. Nessas viagens parece que todos sao amigos a anos, trocam fotos, anotam os endereços, mas nem sempre isso funciona.

CRUZEIRO

Itinerario desde Puerto Montt hacia Puerto Natales.

Día 1: Lunes / Puerto Montt - Golfo de AncudRecepción de los pasajeros, para comenzar una charla informativa. Posteriormente, comienza el embarque a las 14:30 hrs., aproximadamente. El Ferry, zarpa desde Puerto Montt para iniciar la navegación por los canales interiores cruzando el Seno de Reloncaví y continúa hacia el Golfo de Ancud. Luego alcanza el Golfo del Corcovado. Cena y música en vivo por la noche.
Día 2: Martes / Zona de CanalesNavegación por el Canal Melinka, para poder avistar lobos marinos y cormoranes en la ruta. Entrada al Canal Pulluche. Cena y música en vivo por la noche.
Día 3: Miércoles / Canal MessierNavegación por la zona de los canales, como por ejemplo, el Canal Messier. Se continúa hacia Puerto Eden, donde se recala. En temporada alta, podrán avistar el Glaciar Pio XI. Navegación por el Paso del Abismo y Canal Concepción. Cena bingo y fiesta final por la noche.
Día 4: Jueves / Seno Ultima EsperanzaPara finalizar entramos en la Patagonia baja y plana navegando por el Golfo Almirante Montt para arribar al Seno de Última Esperanza y Puerto Natales. Llegada a Puerto Natales a las 10:00 AM aproximadamente, comenzando el desembarco una hora más tarde.

P.S 1 Acho que o próximo texto, sobre os 5 dias em Torres del Paine, consigo postar lá pra quarta-feira dia 9.

P.S. 2 Vejam este texto que tirei do jornal Llanquihue sobre o chef Anthony Bourdain que tem uma experiência de 28 anos na cozinha e faz sucesso com um programa em TV paga :

Lo mejor y lo peor según Bourdain

Ha viajado por los cinco continentes, pero es incapaz de elejir su restaurante favorito en cada un de ellos: "Oh Dios, no. Es una mission impossible. ¿ Que es lo mejor? Lo mejor es um puestro ultra barato de sopa de fideos o el mejor restaurant de la ciudad. Depende de tu ánino, de lo que está em tu corazón. Lo mejor es lo que necessito hoy. ¿Sabes? Probablemente es la madre (mae) o abuela (avó) de alguien cocinando para mí en su casa". Eso sí contó quales son sus tres comidas favoritas en tres lugares y las que menos le gustam. "Amo el sushi de japón, sopa de fideos en Vietnam y feijoada en Brasil, pero hay mucho más. Lo que más detesto es... Rumania nos es uno de mis lugares favoritos em la tierra. El inferno seria comer comida rápida estadounidense en Cincinatti. No es que odie la ciudad, sino que hay lugares con los que conecto y otros con los que no".

Um comentário:

Anônimo disse...

Não informou que tempo demora a viagem e se é possivel fazer Puerto Montt Puerto Natales ida e volta sem descer do Barco.